CamStudio Baixar

CamStudio é um programa gratuito para gravar o que se sucede no escritório, incluindo o rato. Pode resultar muito útil quando queremos fazer um vídeo de apoio para a instrução de um programa (Screancast) ou quando queremos criar una apresentação. O CamStudio permite-lhe guardar o material gravado no popular formato AVI ou diretamente no formato Flash (SWF), assim poderá preparar rapidamente o registro para a sua publicação nas páginas web como o YouTube.

O programa possui vários modos de gravação, que são diferenciados uns dos outros, na área que são capazes de gravar. O utilizador pode selecionar uma das seguintes opções:

  • Região - Neste modo, o utilizador deve especificar a área cada vez que acenda a gravação, marcando o fragmento correspondente do escritório com o rato.
  • Região fixa - Neste modo, estabelece-se a área fixa do ecrã que se recordará e gravará automaticamente ao pulsar o botão da gravação.
  • Janela - você pode limitar a gravação numa janela em particular, um programa que queira gravar, e então o campo será reduzido unicamente para a janela, pelo que no filme gravado não se verá o resto do escritório.
  • Ecrã completo – grava todo o ecrã, incluindo a barra de tarefas.

O CamStudio tem inúmeras opções, pelo que pode personalizar os seus vídeos. O programa possui opções para o cursor, adequando o cursor à gravação ou enaltecendo-o (útil quando queremos que o cursor indique os diferentes elementos no vídeo e não deseja que os espectadores não encontrem o cursor no ecrã).

Uma característica adicional é a anotação, a qual pode aumentar o registo de informação sobre o sistema e o tempo de gravação. Também é possível inserir uma marca de agua no filme.

Quando se trata de uma gravação de áudio, o utilizador tem dois caminhos para escolher:

  1. Selecionar a opção que permite-lhe gravar todos os sons que provêm do computador.
  2. Gravar os sons procedentes do micrófono.

O programa é totalmente gratuito tanto para particulares como para profissionais.