XLaunchpad Baixar

XLaunchpad pertence à categoria dos chamados lançadores. A aplicação é uma imitação fiel do Launchpad de OS X, que é funcional e transparente e no menu contém os acessos diretos do ambiente de trabalho para vários programas, pastas e para a configuração do sistema.

Uma vez executado, o ambiente de trabalho irá aparecer ligeiramente alterado, com dois campos nos quais podemos mover arrastrando para a esquerda ou para a direita. O XLaunchpad é totalmente funcional e coloca todos os acessos diretos para os programas, web sites, pastas inteiras, e inclusive o conteúdo criado no seu ambiente de trabalho. A partir do acesso direto também pode desativar o monitor do sistema ou dar instruções ao computador, como hibernar, etc. O XLaunchpad oferece, entre outras coisas, a capacidade de modificar a visualização dos ícones, botões de ativação Launchpad, ou até mesmo a inclusão de um fundo de ecrã com efeito desfocado. Normalmente, quando se clica no programa e os ícones encontram-se ocultos, pode restaurá-los, com a tecla F12, duplo clique ou passando o rato na esquina superior esquerda do ecrã. Podemos desativar o auto ocultar no menu "Combine o estilo do ambiente de trabalho (aparece na barra do Windows)," obviamente, pode alterar o idioma do programa que geralmente vem pré-definido em inglês.

O programa é plausível em termos de velocidade, os acessos diretos abrem-se imediatamente depois de fazer clique, o deslizamento entre as páginas também funciona na perfeição. O único erro é o congelamento da ferramenta Reciclagem, que não altera e não mostra o estado atual (vazio / cheio). Também falta a famosa barra de pesquisa tão conhecida no ambiente de trabalho do OS X Mountain Lion, no entanto irá aparecer futuras nas versões do programa. O XLaunchpad é uma aplicação relativamente rápida e durante o funcionamento normal consume aproximadamente 7 MB de memória.

A aplicação também é compatível com o último sistema da Microsoft, tornando-se uma boa alternativa à moderna interface Metro.