Stellarium Baixar

Stellarium é um programa que permite-lhe criar no ecrã do seu ambiente de trabalho, o seu próprio observatório planetário. De todos os programas de observação de estrelas, o Stellarium é o programa com maior fidelidade em relação à realidade.  

O programa será útil tanto para os que acabam de começar a sua aventura na observação do céu, assim como para aqueles que já tenham alguma experiência nisto. Na versão básica do programa encontramos um diretório que contém mais de 600 000 estrelas. No entanto, não existe nada que nos impeça ampliar o número das bases de dados, com mais de 210 milhões de estrelas. O Stellarium é um diretório de todas as constelações, partes e com todos os seus nomes. Podemos também encontrar imagens reais da Vía Láctea. Onde obviamente encontraremos os planetas e as suas luas.

Os desenvolvedores empenharam-se totalmente para finalmente criarem um programa muito fácil de usar. Por esta razão, a interface é simplificada e muito esclarecedora. Mas isto, não significa que o programa possua carência das características apropriadas, pelo que nos permitir ampliar ou reduzir, controlar a passagem do tempo ou o controlo do teclado. Também podemos criar a nossa própria cúpula, na que se pode projetar um espelho esférico.

O programa encontra as constelações de diferentes culturas (ocidental, Egipto, Coreia e muitos outros). Deve-se também prestar atenção às fiéis reproduções dos entardeceres e amanheceres, neve ou eclipses. O Stellarium é capaz de criar um ambiente realista.

Possui também uma função de projeção de imagem, ou seja, o programa pode mostrar a quadrícula equatorial. Também podemos ver o movimento e estrelas cadentes, assim como também podemos ver simulações de fenómenos como a supernova e os eclipses.

A vantagem do Stellarium é o seu suporte para todo o tipo de módulos, plug-ins e extensões. Rapidamente, podemos aumentar a funcionalidade adicional do programa para permitir a adição dos satélites artificiais, novos objetos e configurações do telescópio.