BoxCryptor Baixar

BoxCryptor é uma aplicação que se integra nas nossas contas nas nuvens (Cloud) e permite codificar ficheiros através de chaves. Depois de instalar o programa, BoxCryptor cria uma partição adicional no computador que servirá como um agregador que mostra os ficheiros dos serviços na nuvem conectados. Para codificar um ficheiro, basta dirigirmo-nos à pasta selecionada, procurar o ficheiro que desejamos codificar e de seguida clicar com o botão direito do rato e selecionar "Encrypt".

A configuração é relativamente simples. Uma vez instalado, é necessário criar uma conta para codificar e descodificar ficheiros. Permite criar uma conta local ou online. Se criarmos uma conta local, a chave descodificação (ficheiro necessário para codificar e desbloquear ficheiros) armazena-se no disco. Se criarmos uma conta online, a chave de codificação armazena-se na nuvem. Uma vez que criada a nossa conta adiciona-se uma nova partição, que mostra os serviços do nosso computador instalado na nuvem.

A codificação de ficheiros realiza-se através do menu contextual e normalmente limitado a poucos cliques. Depois da codificação, o ficheiro receberá uma nova extensão  .bc e será impossível aceder à mesma até que a abrirmos. Perante o resultado do roubo de dados na nuvem, os ficheiros são inúteis para o ladrão, porque para desbloqueá-los é necessário ter acesso à conta BoxCryptor e à chave de codificação. Para descodificar os ficheiros, só temos que ir à partição virtual do Boxcryptora, clicar com o botão direito do rato e selecionar "BoxCryptor> Descodificar". Os ficheiros podem ser desbloqueados, e restauram a extensão original, que se pode abrir normalmente.