RAMDisk Baixar

RAMDisk é uma ferramenta muito interessante e gratuita (exceto para uso comercial), que permite emular um adicional e muito potente disco rígido temporal utilizando espaço na memória RAM.

Ao utilizarmos o RAMDisk, podemos criar uma unidade de disco rígido de alto rendimento, que é caracterizada pelas transferências internas muito altas, assim como em muito pouco tempo, o acesso aos dados armazenados, o que melhora significativamente a eficiência global do sistema e do PC.

RAMDisk contém um controlador especial que trabalha no sistema com o nível kernel e permite a separação do espaço disponível na memória RAM, que está dedicada à conservação dos dados. Lembre-se, entretanto, que o programa está dedicado aos utilizadores que tem nos seus computadores muita memória RAM, de modo que se perderem uma certa parte, não afetará adversamente o rendimento do sistema.

O programa permite-lhe criar um disco com uma capacidade máxima de 4 GB, no entanto, se o computador criar 4 GB de discos com a mesma capacidade pode levar a uma desaceleração significativa no sistema, se o disco estiver cheio. Obviamente, criada desta maneira, a unidade em qualquer altura, pode desativar-se ou reduzir-se/aumentar-se o volume. Tenha em conta, que um disco RAM não é persistente, o que significa que não irá apagar imediatamente todos os dados armazenados na unidade depois de desligar ou reiniciar o computador.