Zero Install Baixar

Zero Install é um sistema de instalação de softwares de multiplataforma descentralizada disponível sob a LGPL. Permite aos desenvolvedores de softwares publicar programas diretamente dos seus próprios webs sites, possui suporte de características familiares dos repositórios centralizados na distribuição, tais como: bibliotecas partilhadas, atualizações automáticas e assinaturas digitais. Está destinado para complementar, não substituir, a gestão dos pacotes do sistema operativo. Os pacotes 0install nunca interferem com os pacotes proporcionados pela distribuição.

0desktop - administrar: o 0install não define um novo formato de envase; tarballs não modificados ou ficheiros zip podem ser utilizados. Por sua vez, define um formato de metadados XML para descrever estes pacotes e as dependências entre os mesmos. Um único ficheiro de metadados pode ser utilizado em múltiplas plataformas (Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE , Mac OS X e Windows ), assumindo os ficheiros binários ou de origem que estão disponíveis e que funcionam nesses sistemas.

O 0install também possui algumas características interessantes que não são encontradas nos gestores de pacotes tradicionais. Por exemplo, enquanto partilham as bibliotecas sempre que seja possível, pode-se instalar sempre várias versões de um pacote em paralelo quando existem requisitos contraditórios. A instalação está sempre livre de efeitos secundários (cada pacote será desempacotado no seu próprio diretório e não tocará nos diretórios partilhados, como / usr / bin), o que é ideal para o seu uso com as tecnologias sandboxing e virtualização.

O ficheiro XML que descreve os requisitos do programa pode também ser incluído num repositório de código fonte, o que permite a manipulação da dependência total nas versões inéditas do desenvolvedor. Por exemplo, um utilizador pode clonar um repositório Git, construir e experimentar o programa, a transferência automática de novas versões das bibliotecas correspondentes, sem interferir com as versões das bibliotecas instaladas pela sua distribuição, que continuam a ser utilizadas para outros programas.

Iniciado em 2003, o 0install foi desenvolvido por voluntários de todo o mundo; os cooperantes foram: Aleksey Lim, Anders Björklund F, Bastian Eicher, Chris Leick, Daniel Tschan, Dave Abrahams, Frank Richter, Mark Seaborn, Michel Alexandre Salim, Pino Toscano, René López , Thomas Leonard, Tim Cuthbertson e Tim Diels.

Mais de um milhar de pacotes estão atualmente disponíveis e você pode publicar facilmente os seus próprios programas. O Zero Install está disponível nos repositórios oficiais na maioria das distribuições Linux (incluindo Arch, Debian, Fedora, Gentoo, Mint, openSUSE e Ubuntu).