Como impedir que os ficheiros sejam guardados automaticamente no WhatsApp

Ao utilizar o WhatsApp, o seu smartphone cria uma pasta em que os ficheiros enviados pelos seus amigos (como fotografias e vídeos) são guardados. Isto é feito automaticamente, de forma que poderá acabar com uma quantidade de dados bastante grande ocupando espaço no seu dispositivo e sem ter conhecimento disso.

Contudo, este pequeno problema pode ser contornado de maneira simples. Isto porque a aplicação permite que você desative esse recurso automático. Deste modo, você guarda somente os ficheiros que deseja manter no seu dispositivo, resultando numa organização mais eficiente de fotografias e vídeos.

Saiba como fazer isso com o WhatsApp para os sistemas operativos Android e iOS, respetivamente (o método de trabalho é realmente simples).

Escolher apenas o que interessa

Android

Assim que abrir a aplicação no seu dispositivo Android, toque no botão representado por três pontos e aceda a área das “Definições” — o modo de acesso pode mudar dependendo do seu dispositivo e da versão do seu sistema operativo.

 

Uma nova janela vai ser aberta, com diferentes alternativas de trabalho. Tudo o que precisa fazer é tocar em “Download automático de média”. O próximo passo é tocar em “Quando utilizando rede de dados”.

 

De seguida, no menu que surgir, desmarque todas as opções dos ficheiros que aparecerem e confirme a operação. Depois disso, volte para o menu anterior, e escolha “Quando conectado ao WiFi” e repita a operação descrita.

iOS

Abra o WhatsApp e toque na alternativa “Opções”, botão localizado no menu inferior do ecrã. Logo de seguida, escolha a divisão chamada “Definições de Conversa”.

Na nova janela que for aberta, há uma opção chamada “Guardar Média Recebida”, sendo que você deve desativá-la. Simples, não é? 

Comentários