O porquê do Facebook ter mudado novamente de interface

Quando o Facebook apareceu há alguns dias com um design totalmente novo surgiram informações de que o site teria abandonado a grande reformulação visual do ano passado porque a interface não era funcional nem rentável para os anúncios de publicidade. No entanto, uma diretora da empresa acaba de desmentir esses argumentos.

Segundo a diretora de design do produto da rede social, Julie Zhuo, o motivo da nova reformulação foi que a performance do modelo em computadores mais antigos deixava muito a desejar. “O design que testamos há um ano atrás não foi o melhor para a maioria das pessoas”, explicou. “Acontece que, enquanto eu (e provavelmente você), temos modernos e ótimos monitores de 27 polegadas com alta resolução, a maior parte das pessoas no mundo não têm. “

Durante os testes, a interface “não funcionou muito bem nos notbooks com ecrãs de 10 polegadas”, de forma que “nem uma única publicação se encaixava bem na visualização”. Por outras palavras, para os computadores mais simples era muito complicado usar aquele design. “Essas pessoas podem não ter aderido ao Facebook há muito tempo nem usar o mesmo hardware que nós, mas a qualidade da experiência delas tem a mesma importância.”

A respeito da publicidade...

Sobre a questão dos anúncios de publicidade, Zhuo disse que o formato abandonado “estava, a ser positivo no rendimento,” o que contraria diretamente as denunciações. “Mas essa não seria a razão para lançar um design pior”. O resultado das análises levou o Facebook a arriscar numa interface intermediária, que foi lançada brevemente.

É importante salientar, porém, que a situação abrange apenas computadores que usam a versão convencional do site via navegador. No caso dos dispositivos móveis, as aplicações dedicadas, são projetadas para aproveitar a melhor forma dos ecrãs pequenos dos smartphones e tablets que acedam à rede social.

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