GIMP Baixar

GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um editor de imagens gratuito, que pode competir facilmente com os editores muito populares como Photoshop ou Paint Shop Pro. GIMP é uma ferramenta de código aberto, pelo que é gratuita, inclusive para utilização comercial. Não é um programa exclusivo para os utilizadores experimentados, pode ser manuseado também por utilizadores principiantes.

GIMP permite-lhe criar gr√°ficos e logotipos, alterar os tamanhos, cortar partes das imagens e jogar com as cores.

Poder√° manusear o programa e realizar diferentes tarefas automaticamente usando as fun√ß√Ķes predeterminadas que encontrar√° no marco de tarefas, no entanto tamb√©m poder√° criar gr√°ficos por meio de um script CGI.

Interface personaliz√°vel:

Cada tarefa requere um ambiente diferente. GIMP permite ao utilizador personalizar o trabalho, poder√° cambiar facilmente o aspeto e o desenho do programa. Pode modificar a apar√™ncia como por exemplo: a dist√Ęncia entre as ferramentas, alterar o esquema de cor, alterar o especto e a cor dos √≠cones e personalizar a caixa de ferramentas nas janelas emergentes. GIMP tamb√©m possui o modo de ecr√£ completo, que n√£o s√≥ permitir-lhe-√° ver a obra no ecr√£ completo, mas tamb√©m facilitar-lhe-√° a edi√ß√£o pixel a pixel.

Melhorar as fotos

Poder√° eliminar um amplo n√ļmero de imperfei√ß√Ķes nas suas fotos gra√ßas ao GIMP. Poder√° corrigir a distor√ß√£o da perspetiva provocada pela inclina√ß√£o da lente, apenas escolhendo o modo de corre√ß√£o no bot√£o correspondente das ferramentas. Poder√° ainda eliminar o ruido fazendo uso de um potente filtro.

GIMP também conta com um misturador de canais que permite-lhe alterar o aspeto das fotografias da forma que quiser.

Retoque digital:

GIMP é ideal para os fotógrafos avançados que utilizam diferentes técnicas para retocar. Devido a esta ferramenta Clon, poderá eliminar os detalhes não desejados e com a ferramenta de correção poderá retocar pequenos detalhes. Com a ferramenta clonagem de fotografias ou clonagem de partes dos seus retoques serão  mais fáceis e mais rápidos.

Hardware suportado:

GIMP suporta muitas op√ß√Ķes diferentes. GIMP suporta uma vasta gama de controladores MIDI e USB, e diferentes tipos de compress√Ķes. Com as op√ß√Ķes avan√ßadas, GIMP pode acelerar o seu trabalho mediante a retribui√ß√£o das sequ√™ncias dos comandos para diversas teclas ou ferramentas ajustando o tamanho das suas necessidades.

Formatos de ficheiro

GIMP suporta v√°rios formatos, que v√£o desde os mais populares, como JPEG (JFIF), GIF, PNG, TIFF, at√© formatos de uso especial, como imagens com diferentes profundidades de cor e diferentes resolu√ß√Ķes. GIMP arquitetura permite-lhe adicionar suporte para os novos formatos utilizando diferentes plugins. Os utilizadores podem encontrar apoio para os formatos comuns no registro de plugins do GIMP.

GIMP também oferece Carregar e guardar ficheiros desde locais remotos com suporte para FTP, HTTP ou SMB (MS compartidos do Windows) e SFTP / SSH. Para poupar espaço no disco, cada formato pode se guardado com a extensão ZIP, GZ ou BZ2. GIMP automaticamente comprime o ficheiro sem nenhum tipo de alteração.

Sistemas operativos compatíveis

  • GNU / Linux (i386, PPC)
  • Microsoft Windows (XP, Vista, 7)
  • Mac OS X
  • Dom OpenSolaris
  • FreeBSD