O vírus “Amazonaws”, está a originar sérios problemas a utilizadores do Facebook, pois é um «sequestrador de navegantes», e estende através de mensagens que solicitam apoio para acusar publicações pornográficas.
Quem foi notificado por um amigo que “disse que estava com você e outras 19 pessoas” não deve abrir o link. A publicação ao que parece vem acompanhada por um vídeo de dependência pornográfica, que ao ser aberta faz com que o utilizador distribua o vírus com outros amigos do Facebook.
O vírus S3.amazonaws.com/addns/ pode ser passado através de e-mails (em anexos), websites implicados ou pelas publicações afetadas, e aloja-se no computador como uma barra de ferramenta de pesquisa.
Como removê-lo
O utilizador que abriu uma dessas publicações numa das sessões do Facebook deve:
1. Ir até às «Definições», no canto superior do ecrã, e de seguida entrar na opção «Aplicações». Se encontrar algum item suspeito, o utilizador deve eliminá-lo, clicando no «X» ao lado da aplicação e, posteriormente, em «Remover».
2. O utilizador deve também ir ao «Registo de atividades», o qual encontra-se na página de perfil do utilizador no canto superior direito do ecrã. Aqui, é possível eliminar todas as publicações indesejadas.
No Google Chrome, vá a «Definições» e de seguida selecione a opção «Extensões» e elimine todas as extensões indesejadas. No Firefox, entre a «Complementos». Se utiliza o navegador Internet Explorer, selecione a opção «Gerir Complementos» e posteriormente clique no separador «barras de ferramentas e extensões».
Outra alternativa para eliminar o vírus de forma manual é entrar no navegador Firefox, ir à opção «Ajuda» e clicar em «Solução de Problemas». Seguidamente, selecione a opção «Redefenir Firefox». Depois da operação terminar, clique em «Fechar» para o navegador reiniciar.
Atenção: recomenda-se que o utilizador verifique se todos os itens apresentados na lista são da sua segurança - se algum não for, deve eliminá-lo imediatamente. Se eventualmente, não for possível abrir o separador das extensões, o vírus pode já ter possuído a conta do navegador, neste caso o programa deve ser eliminado e instalado novamente.
Para além do referido anteriormente, recomendamos também ao utilizador alterar a password de login na rede social Facebook.