Conhecido como BitTorrent Chat, a aplicação Bleep (ainda em fase Alpha) apresenta como proposta o envio de mensagens totalmente criptografadas entre os utilizadores. A conceção é possibilitar a partilha e o armazenamento do conteúdo simplesmente nos smartphones que se encontram a comunicar entre si, sem que nenhuma mensagem passe por qualquer tipo de servidor externo. Para garantir que os conteúdos sejam invadidos por terceiros, o programa autoriza eliminação total do histórico de mensagens – deste modo, não podem existir backups exteriores ao smartphone, e portanto a aplicação não deixa qualquer tipo de rasto nas conversas eliminadas.

Mensagens offline

Com a nova atualização, a aplicação ganhou uma função que existe em qualquer aplicação de mensagens, mas que até ao momento não se encontrava disponível no Bleep - envio de mensagens para utilizadores que estão offline.

O programa explica o motivo da demora na criação desta funcionalidade: “Sem um servidor para armazenar as mensagens, nós necessitamos de mais de tempo para descrever os detalhes de como enviar e receber mensagens dos utilizadores que estão offline, com a mesma segurança que asseguramos durante as conversas em tempo real”.

Contudo, ainda existe um problema - a mensagem ficar armazenada no smartphone de onde foi enviada, até que os utilizadores fiquem online em simultâneo, dado que não existe um servidor para guardar a informação em questão.

Melhorias em progresso…

A equipa de desenvolvimento do Bleep, encontra-se a trabalhar na solução para este problema, isto é, para que as mensagens offline possam ser enviadas sem a entrada simultânea dos dois utilizadores da conversa na aplicação. Os criadores da aplicação planeiam utilizar o tracker distribuído do BitTorrent, para guardar as informações partilhadas provisoriamente, enquanto o recetor não estiver online (após terminar a transmissão da mensagem, o tracker elimina por completo rasto da transferência).

Outros melhoramentos na atualização da versão Alpha do aplicação são:

  • Correção de bugs para assim aumentar a estabilidade;
  • Os utilizadores podem ver uma lista mais comprida dos contatos que se encontram online;
  • Redução da utilização de dados (não é aconselhável utilizar apenas o pacote de dado, pois o consumo ainda é considerado alto);
  • Melhorias na interface do utilizador.

Uma versão Beta da aplicação já está a ser criada, no entanto sem previsões de lançamento.

Se desejar, poderá transferir o aplicação atualizada, clique aqui.