SpeedFan Baixar

SpeedFan é um programa que mostra ao utilizador o que realmente está ocorrendo dentro da CPU do seu computador. Quando o programa é minimizado, as leituras de temperatura são exibidas na barra do sistema na esquina inferior direita. Se desejamos ver um maior número de leituras e opções, apenas teremos que abrir a janela principal do programa. O programa informa-nos das temperaturas, voltagens e a velocidade de rotação dos ventiladores do computador, e poderá ainda ajustar a velocidade do vento desses ventiladores.

A primeira tarefa é identificar a temperatura do sensor, pelo que necessitamos saber cual é o sensor específico e responsável pela temperatura. SpeedFan coleciona os dados sobre a temperatura na placa base ou noutros dispositivos cuja temperatura é supervisionada.

Os poucos dispositivos que não são reconhecidos pelo programa são indicados nos términos gerais como "CPU", "sistema", e similares. À maior parte das temperaturas captadas atribuem-se términos tais como "Temp1", "Local" ou "a distância". Os fabricantes de hardware colocam sensores de temperatura perto dos componentes mais sensíveis para mante-los controlados.

Isto significa que, por exemplo, que o chip de ITE IT8712F pode ser conectado no sensor de díodo CPU com a etiqueta "temp2" e o componente de outro computador pode ter determinada a denominação "temp1". Trata-se de caracteres como "local" e "a distância", provavelmente significa que no primeiro caso, determinou-se o leitor de temperatura localizado num dispositivo específico, e a segunda opção diz-nos que devemos ler de um díodo remoto.

Se foi identificada corretamente a temperatura de todos os pontos, o programa tratará de reduzir a velocidade do ventilador, mas mantendo em todos os momentos o controlo da temperatura nos componentes, uma vez que são definidas velocidades demasiado baixas. Os componentes do seu equipamento podem sobreaquecer-se, o que pode causar estragos no seu computador.

Algumas das capacidades do SpeedFan:

  • Suporta quase todos os chips de diagnóstico.
  • Lê quase todos os indicadores de temperatura.
  • Supervisiona todas as linhas e realiza leituras de voltagem.
  • Lê e controla a velocidade do vento no computador.
  • Lê a temperatura da seção de alimentação da CPU - PWM.